Missões e evangelização

Igrejas Reformadas e a Obra Missionária

Rev. Thomas Magnum de Almeida

Minhas considerações não se dirigem àqueles que afirmam que igrejas reformadas não evangelizam ou não se envolvem com missões. Em vez disso, quero me dirigir às próprias igrejas reformadas, em especial à que está sob minha responsabilidade de pastoreio.

Não há nenhuma tensão ou contradição em ser reformado e, ao mesmo tempo, envolver-se com missões e evangelização. Cremos que Deus determinou a salvação dos seus eleitos (Atos 13:48), e isso não é uma contradição ao compromisso missionário, visto que no mesmo capítulo de Atos temos a igreja enviando missionários (Atos 13:1-3).

Lemos nas Escrituras que devemos pregar o evangelho para que os pecadores creiam (Romanos 10:14-18). Aprendemos nas Escrituras que igrejas bíblicas e saudáveis impactam a cidade (Atos 2:46-47).

Nas Escrituras, não lemos distinções entre igrejas mais missionárias e outras mais doutrinárias, como se fosse algo peculiar de cada igreja. Aprendemos que igrejas bíblicas devem ser doutrinárias, hospitaleiras e missionárias. Por natureza, uma igreja é missionária.

Na história das missões, observamos nomes importantes que foram reformados e profundamente comprometidos com missões: João Calvino, que enviou missionários ao Brasil no século XVI; Jonathan Edwards, que foi missionário entre os índios; David Brainerd, um homem comprometido com missões; Gisbertus Voetius, um grande teólogo calvinista e missiólogo competente. Como esquecer William Carey, pai das missões modernas; Robert R. Kalley, responsável pela plantação da primeira igreja em língua portuguesa no Brasil (Igreja Congregacional Fluminense), que era um calvinista; e A.G. Simonton, fundador do presbiterianismo no Brasil.

O compromisso missionário é uma manifestação de amor e obediência ao nosso Deus. Charles Spurgeon dizia que "ou somos missionários ou somos impostores".

Nosso Compromisso Individual e Coletivo

Individualmente, devemos compartilhar o evangelho da graça de Deus: no trabalho, na rua, com os vizinhos e por meio de trabalhos intencionais de evangelização.

Devemos orar pela salvação dos perdidos, orar para que Deus levante obreiros, orar para que Deus use os pregadores nos cultos dominicais para que vidas sejam salvas, e orar pelo avanço das missões nacionais e internacionais.

Além disso, devemos contribuir com missões, ofertando generosamente ao trabalho missionário. Isso inclui manter um compromisso financeiro com missionários no campo, segurando as cordas para que possam levar o evangelho da graça às nações e povos não alcançados.

A obra missionária é uma manifestação de amor obediente ao Senhor que nos resgatou.

Pastor titular

Thomas Magnum de Almeida é o pastor titular da Primeira Igreja Evangélica e Congregacional de Caruaru e é membro do quadro de ministros da União de Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil. Casado com Kelly Gleyssy de Almeida e pai de Miguel e Daniel. Em sua formação acadêmica pastor Thomas possui o Bacharelado em Teologia; Bacharelado em Comunicação Social e Licenciatura Plena em Filosofia. É especialista em Educação Cristã; Teologia do Novo Testamento e Teologia Filosófica. Tem mestrado em Estudos Teológicos pelo Seminário Internacional de Miami e está doutorando-se pela mesma instituição. Pr. Thomas ainda é membro da Academia Pernambucana Evangélica de Letras e publicou vários livros cristãos e teológicos. Por fim, o reverendo é diretor do Seminário Teológico Jonathan Edwards, instituição fundada por nossa igreja para treinar servos de Deus para o serviço do Senhor.

Autor

SIGA-NOS

Estamos juntos em fé e adoração a Cristo.

© 2025 - Primeira Igreja Evangélica e Congregacional de Caruaru. Todos os direitos reservados.

Google Play

Baixe o Salmos & Hinos